Translate

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Trajeto.

Os primeiros cabelos brancos começam a aparecer... As rugas, ainda tímidas, adicionam uma pitada de cansaço naquela face que mais chorou do que sorriu. Mas o cansaço não é proveniente das longas horas de trabalho ou das noites mal dormidas... É cansaço da vida. 
Cansaço de procurar pela pessoa certa, que faz as manhãs mais ensolaradas; cansaço de procurar pelo emprego perfeito, que faz a jornada mais leve; cansaço de procurar pelo amigo leal, que sempre oferece o ombro vazio de julgamentos; cansaço de procurar a felicidade, que a essa altura do campeonato parece o pote de ouro no fim do arco-íris. 
Mal sabe ela, coitada, que tudo isso são convenções do mundo moderno que tentam rechear nossos corações de verdades menos duras que aquelas que encontramos caminho afora... 
A grande verdade do mundo, que quase ninguém sabe, e aqueles que sabem não contam, é que não existe fórmula pra viver. Não existe pessoa certa, pessoa errada, hora certa, lugar errado... Existe, sim, um emaranhado de caminhos, estradas, trilhas, becos sem saída, avenidas movimentadas que ninguém sabe onde levam. E existem nossas escolhas. E essas só dependem de nós. 
Mal sabe ela, coitada, que a felicidade bateu na sua porta algumas vezes, mas que ela estava tão preocupada em se preocupar que deixou todos os pedacinhos de alegria irem embora. 
Mas ainda dá tempo. A esperança só devia acabar quando os últimos suspiros de vida resolvessem partir, mas agora ela está ocupada demais sentindo pena de si mesma. E assim, de seu rosto continuam a escorrer lágrimas que correm o mundo atrás de quem as seque... Mas o sol brilha lá fora e as mesmas lágrimas se findam antes de alcançarem um outro coração...

Gláucia Martini

Nenhum comentário: